sábado, 16 de agosto de 2008

50 anos da NASA.


A agência espacial comemora 50 anos.
A história dos últimos 50 anos não seria a mesma sem esta sigla, NASA, de National Aeronautics and Space Administration, agência espacial americana, cujo maior triunfo até agora foi a conquista da Lua, em 1969.
Hoje, o objectivo é ir a Marte até 2037 e de regressar entretanto à Lua, mas primeiro a agência terá de conseguir ultrapassar problemas que ameaçam tornar o seu 50º aniversário num ano bem amargo.

Uma grande jornada:


A agência começou a funcionar em Outubro de 1958, com 80 funcionários, e teve o primeiro fracasso em 1961, ao não colocar um homem em órbita antes dos russos. O triunfo veio depois, com a Apollo 11, em Julho de 1969, e a chegada à Lua.

Mas os voos à Lua eram perigosos e acabaram em 1972. A tripulação da Apollo 13 quase perdeu a vida, num acidente que revelou a fragilidade do programa.
Finda a Guerra Fria, as coisas mudaram, com maior aposta em projectos científicos, com destaque para as sondas Viking e o telescópio Hubble.
Nos anos 80, a NASA criou o programa de naves reutilizáveis, muito caro e com dois catastróficos acidentes, que destruíram duas naves, Challenger e Columbia, matando 14 astronautas.

Com um orçamento de 17 mil milhões de dólares e 19 mil empregados, a agência enfrenta hoje um futuro complexo. A nova frota de naves, Orion, não estará operacional antes de 2015 - mas mantém vivo o sonho de voltar à Lua e também rumar a Marte.

Sem comentários: