domingo, 13 de julho de 2008

A lua.


A lua é o satélite natural da Terra. A distância entre a lua e o planeta Terra varia de acordo com a época do ano como, por exemplo, quando está mais próxima da Terra o afastamento é de 356.334 km. No período em que se encontra mais distante da Terra, seu afastamento é de 406.610 km.
A massa da lua é aproximadamente 81 vezes menor que a massa do planeta Terra e o seu diâmetro é de cerca de 3.476 km. Quem está na Terra consegue visualizar somente uma parte da Lua, a parte que não é visualizada é chamada de face oculta. Apesar de não ter atmosfera a lua apresenta cristais de gelo (ou seja, já houve água na lua), não há erosão e a sua superfície continua intacta há milhões de anos e é afectada unicamente pela colisão de meteoritos. Não possui luz própria, reflecte apenas a luz do Sol de modo diferente conforme a posição em que se encontra. Essa variação é conhecida como fases: nova, crescente, cheia e minguante.
Para muitas pessoas cada fase da lua expressa algo diferente, para uns significa período em que pode e que não pode cortar o cabelo, para outros início e fim de uma dieta, para muitos o que realmente interessa é a beleza da lua, pois ela é testemunha do amor entre várias pessoas.
A nossa lua é muito diferente das demais, sendo que em alguns planetas existem mais de duas luas, como por exemplo, as Luas de Galileu, nome usado para designar o conjunto dos satélites naturais de Júpiter descobertos por Galileu Galilei: Europa, Ganímedes, Io, Calisto.

Sem comentários: