domingo, 11 de maio de 2008

Os aneis de Neptuno.


Neptuno tem também anéis. As observações terrestres mostram apenas ténues arcos em vez de anéis completos, mas as imagens da Voyager 2 evidenciam o último caso, em adição a amontoados brilhantes. Um dos anéis parece ter uma estrutura entrelaçada.
Tal como Júpiter e Urano, os anéis de Neptuno são muito escuros mas a sua composição é ainda desconhecida.
Os anéis de Neptuno têm nomes: o mais exterior é Adams (que contém 3 proeminentes arcos agora chamados de Liberdade, Igualdade e Fraternidade), o seguinte é um anel co-orbital sem nome com Galateia, depois Leverrier (cujas extensões exteriores são chamadas Lassell e Arago) e finalmente o ténue mas largo Galle. Segundo observações terrestres em 2005, os anéis de Neptuno parecem ser muito mais instáveis do que se pensava. Em particular, parece que Liberdade poderá desaparecer dentro de um século.
O seu campo magnético, tal como o de Urano, é estranhamente orientado e provavelmente gerado pelos movimentos de materiais condutores (provavelmente água) nas suas camadas intermédias.
Neptuno pode ser observado com binóculos (se soubermos exactamente para onde olhar), mas é necessário um bom telescópio para ver algo sem ser um pequeno disco.
Neptuno tem 13 luas conhecidas; 7 já com nome, o conhecido Tritão e mais quatro descobertas em 2002 e uma em 2003, todas ainda sem nome.

Sem comentários: